PROPOSTA DO CURSO

I - Identificação do Programa

Instituição:
Universidade Federal de Minas Gerais
Nome:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Grande Área:
Engenharias
Comitê CAPES:
Engenharia IV - Engenharia Elétrica e Biomédica
Níveis:
Especialização, Mestrado e Doutorado










II - Histórico
           O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), desenvolvido pelos Departamentos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Eletrônica, é integrado pelos Cursos de Mestrado, de Doutorado e de quatro Cursos de Especialização.

           A origem do Programa remonta ao ano de 1964, quando foi realizado na Escola de Engenharia da UFMG, o primeiro Curso de Aperfeiçoamento em Sistemas Elétricos de Potência, resultado de um convênio da ELETROBRÁS com a CEMIG e colaboração das Centrais Elétricas de FURNAS. Tais cursos de Aperfeiçoamento se estenderam até 1970. Com a realização desses cursos, e a realidade do desenvolvimento regional da produção, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, floresceu na Escola de Engenharia a idéia de se criar um Curso de Mestrado na área de Sistemas Elétricos de Potência.

           Em 1971 foi nomeada pela Diretoria da Escola de Engenharia uma Comissão para estudar a implantação do Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica.

           O Curso de Mestrado foi criado em 1972, e teve seu funcionamento aprovado pela Câmara de Pós-Graduação (CPG) da UFMG em 13/03/1972 e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em 22/03/1972. Neste início o Curso foi implantado com uma única Área de Concentração em Sistemas Elétricos de Potência, sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia Elétrica.

           Nessa etapa, a Escola de Engenharia, mediante convênio com a CEMIG, contou com a participação de 03 engenheiros daquela empresa, mestres em Ciências pelo Ressenlear Polytechnic Institute - USA e de alguns mestres professores da UFMG e outros que, embora não titulados, possuíam sólida formação profissional em Engenharia Elétrica.

           Em 1973, com a colaboração de professores doutores franceses, participantes de um convênio de cooperação técnico-científica da Embaixada Francesa com a COPPE-UFRJ, foi implantada a Área de Concentração em Eletrônica Industrial, que foi criada em 1974, sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia Eletrônica. Essa área contava com dois mestres titulados pela COPPE/UFRJ, um mestre titulado pelo Illinois Institute of Technology e dois professores colaboradores franceses, sendo um deles doutor em Engenharia.

           O Curso de Mestrado, a partir de 1986, passou por importantes reformas acadêmicas, adquirindo um perfil mais científico e em consonância com as políticas de pós-graduação do país. Desde então, o Curso iniciou uma nova fase de desenvolvimento acadêmico-científico e vêm se caracterizando por um processo contínuo de renovação de sua estrutura curricular e avanço na titulação de seus docentes, com a consequente ampliação das áreas de atuação.

           Em 1989, o curso passou a ter as seguintes áreas de concentração: Sistemas Elétricos de Potência e Automática. Naquele mesmo ano foi criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica, CPDEE, concentrando as atividades de pesquisa dos Departamentos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Eletrônica em um único espaço físico, o que permitiu a mudança do Curso de Pós-Graduação para o Campus da UFMG, situado na Pampulha. Este fato foi um dos marcos importantes e decisivos na evolução da pós-graduação na área de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG.

           Em 1991, deu-se início a um novo processo de reavaliação do Curso que culminou, em 1993, na ampliação da pós-graduação. A partir de então, a pós-graduação passou a se organizar como Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Nesta época, foram criados os cursos de Doutorado em Engenharia Elétrica e de Especialização em Automação Industrial. O Curso de Doutorado foi aprovado pela CPG em 27/09/1994, pelo CEPE em 27/10/1994, pelo Conselho Universitário em 24/11/1994 e recomendado pela CAPES em 17/07/1995. 

A primeira tese de doutorado foi defendida em setembro de 1999 e nas duas décadas subsequentes foram defendidas em torno de 300 teses.
 



III - Perspectivas e Tendências

O PPGEE está consolidado em todas as atividades fins da pós-graduação, assegurando assim garantias de qualidade no cumprimento de seus objetivos e apresentando perspectivas promissoras de expansão de suas atividades acadêmicas e científicas. Atualmente, uma característica marcante é o ambiente altamente propício para a constituição de grupos de pesquisa multidisciplinares. Esta é uma tendência para os próximos anos, a qual é grandemente favorecida pela diversidade de formação do seu corpo docente e pela proximidade física dos pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, viabilizada pelo Campus da UFMG.

Um aspecto que diferencia o PPGEE-UFMG é o tamanho de sua comunidade e a sua abragência temática. O PPGEE-UFMG conta com aproximadamente 60 docentes credenciados e 400 alunos regulares, distribuídos em dez linhas de pesquisa que cobrem uma diversidade de temas em Engenharia Elétrica, Biomédica e Microeletrônica.


IV - Inserção Internacional

A inserção internacional depende essencialmente da interação dos grupos de pesquisa do PPGEE com grupos internacionais de destaque científico no mundo. Embora o corpo docente do PPGEE seja relativamente jovem, o reconhecimento científico de seus membros já é marcante e a tendência é de um acentuado crescimento nos próximos anos. Destacam-se, quanto a este item, um forte incremento da participação do corpo docente nos Corpos Editoriais de Periódicos Internacionais e nos Comitês Técnico-Científicos de Conferências Internacionais. O Programa tem também incentivado o estabelecimento de parcerias, convênios e intercâmbios internacionais de alunos de doutorado, através de suas políticas de credenciamento de docentes, de doutorados sanduiche e de distribuição de recursos.

 

V - Papel Estratégico Regional e Nacional

O PPGEE vem ampliando seu papel estratégico, tanto na Nucleação de Grupos de Pesquisa em outras instituições regionais e nacionais, como também na formação tecnológica de funcionários de empresas do setor industrial mineiro e brasileiro. Além disso, os membros do PPGEE têm contribuído decisivamente no avanço do setor industrial regional e nacional por meio do estabelecimento de parcerias e convênios de projetos de desenvolvimento tecnológico. Atualmente, egressos do PPGEE-UFMG ocupam posições de docência em diversas IES públicas e privadas por todo o País.

 

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