GUIA DO ALUNO

Baixe aqui os formulários desta seção



SECRETARIA DO PPG ENGENHARIA ELÉTRICA
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTERNO


De Segunda à Sexta-feira - 08h30 - 11h30

ATENÇÃO:  NENHUM TIPO DE SOLICITAÇÃO SERÁ RECEBIDA POR EMAIL.


Docentes Permanentes e Colaboradores do PPGEE/UFMG

O corpo docente do PPGEE é formado por professores permanentes e por colaboradores.

É importante observar que somente professores do quadro permanente podem assumir a orientação de novos alunos, e somente eles podem recomendar alunos para recebimento de bolsas.

Professores do quadro de colaboradores podem atuar somente como coorientadores, se devidamente autorizados pelo Colegiado do PPGEE, considerando o número de atividades realizadas por ano, e não podem recomendar alunos para recebimento de bolsas.

O credenciamento de docentes como permanentes ou colaboradores acontece anualmente.
 

  Atualização: 08/03/2019    
       
  Docentes Permanentes
Docentes Colaboradores
1 Ado Jorio de Vasconcelos 1   Bruno Otávio Soares Teixeira 
2 Adriano Vilela Barbosa 2   Cristiano Leite de Castro 
3 Alberto Resende De Conti 3   Leonardo Amaral Mozelli 
4 Alessandro Beda 4   Ricardo de Oliveira Duarte 
5 Andrea Chiuchiarelli 5   Thiago Ribeiro de Oliveira 
6 Antônio de Pádua Braga 6   Wadaed Uturbey da Costa 
7 Braz de Jesus Cardoso Filho    
8 Bruno Vilhena Adorno    
9 Carlos Andrey Maia    
10 Cássio Gonçalves do Rego    
11 Clever Sebastião Pereira Filho    
12 Danilo Barbosa Melges    
13 Danilo Iglesias Brandão    
14 Davies William de Lima Monteiro    
15 Eduardo Gontijo Carrano    
16 Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes    
17 Elson José da Silva    
18 Felipe Campelo França Pinto    
19 Fernando de Oliveira Souza    
20 Fernando Henrique Silveira    
21 Fernando José da Silva Moreira    
22 Frank Sill Torres    
23 Frederico Gadelha Guimarães    
24 Gabriel Azevedo Fogli    
25 Gilberto Medeiros Ribeiro    
26 Guilherme Augusto Silva Pereira    
27 Guilherme Vianna Raffo    
28 Gustavo Medeiros Freitas    
29 Hani Camille Yehia    
30 Hugo Daniel Hernandez Herrera    
31 Igor Amariz Pires    
32 Ivan José da Silva Lopes    
33 Jhonattan Córdoba Ramírez    
34 João Antônio de Vasconcelos    
35 José Osvaldo Saldanha Paulino    
36 Lenin Martins Ferreira Morais    
37 Leonardo Antônio Borges Tôrres    
38 Linnyer Beatrys Ruiz    
39 Lucas de Souza Batista    
40 Luciano Antonio Frezzatto Santos    
41 Luciano Cunha de Araújo Pimenta    
42 Luis Antonio Aguirre    
43 Maria Helena Murta Vale    
44 Michel Bessani    
45 Petr Iakovlevitch Ekel    
46 Reinaldo Martinez Palhares    
47 Renato Cardoso Mesquita    
48 Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi    
49 Ricardo Luiz da Silva Adriano    
50 Rodney Rezende Saldanha    
51 Seleme Isaac Seleme Júnior    
52 Sidelmo Magalhães Silva    
53 Silvério Visacro Filho    
54 Thales Alexandre Carvalho Maia    
55 Víctor Costa da Silva Campos    
56 Victor Flores Mendes    
57 Wallace do Couto Boaventura    
58 Walmir Matos Caminhas    




E-mail para contato com os Representantes Discentes no Colegiado do PPGEE 

Os representantes discentes devem ser contactados por meio do e-mail .



Solicitação de Histórico ou qualquer tipo de Declarações 

Deve ser realizada utilizando formulário próprio: REQUERIMENTO GERAL, acompanhado do comprovante de pagamento do boleto de emissão de Histórico ou Declarações. A solicitação deve ser necessariamente entregue na secretaria do Programa no horário de atendimento externo.

O PRAZO PARA ENTREGA DO DOCUMENTO SOLICITADO É DE CINCO DIAS ÚTEIS.

ATENÇÃO: NENHUM TIPO DE SOLICITAÇÃO SERÁ RECEBIDA POR EMAIL.
________________________________________________________________________________

Informações referentes a datas para anúncios de Defesas, Prazos para Prorrogações, Reuniões de Colegiado, Frequência de Bolsistas, etc. 

Estão disponíveis na Agenda/Calendário no canto inferior direito no sítio do Programa
.



Ética e Integridade na Prática Científica - LEITURA RECOMENDADA 

O
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) propõe recomendações e divulga diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Relatório completo em:  Ética e Integridade na Prática Científica.




Afiliação do Aluno de Doutorado e Mestrado do PPG Eng. Elétrica nas PUBLICAÇÕES



Todo aluno de mestrado e doutorado deverá, em seus artigos a serem submetidos/publicados em periódicos internacionais/nacionais ou eventos científicos internacionais/nacionais, indicar como endereço/afiliação uma dentre as formas abaixo:

  1. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil
  1. Graduate Program in Electrical Engineering - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil
 
Atenção: Para se solicitar apoio para participação em Evento é obrigatório que a afiliação do aluno do PPG Eng. Elétrica - UFMG esteja no formato acima.

Observação: Alunos que tenham vínculo com outra Instituição de Ensino/Empresa devem indicar também a afiliação acima, além de sua Instituição/Empresa de Origem.




Solicitação de Apoio a aluno do PPG Eng. Elétrica para Participar de Evento Científico

 

  • O aluno de mestrado poderá solicitar APENAS apoio para participar em evento científico no Brasil.
  • O aluno deverá estar regularmente matriculado no programa quando da realização do evento.

 Instruções para a solicitação: 

  1. Para instruir o pedido use formulário próprio (clique aqui  - é obrigatório preencher todos os campos do formulário).
  2. O aluno deverá ser o primeiro autor e deverá apresentar o trabalho em sessão oral ou sessão pôster.
  3. Anexar uma cópia do artigo a ser publicado que deverá fazer referência EXPLÍCITA ao apoio recebido da seguinte forma:  "O presente trabalho foi realizado com o apoio financeiro da CAPES - Brasil". Ou, quando couber: "This work has been supported by the Brazilian agency CAPES".
  4. Apresentar documento comprobatório de aceitação e/ou comunicação oficial para participação.
  5. Folder ou equivalente que conste datas e duração do evento.
  6. Comunicação e concordância do Orientador que o artigo a ser apresentado pelo aluno é fruto da elaboração de sua dissertação/tese.
  7. Aguardar análise da solicitação e aprovação pela Coordenação.
  8. As solicitações de apoio financeiro instruirão somente pedidos de diárias. O pagamento das diárias será feito por meio de empenho pela Seção de Contabilidade da Escola de Engenharia com base nos recursos disponíveis na conta do PPGEE.
  9. A solicitação deve ser apresentada com no mínimo 30 dias de antecedência.
  10. Após o evento, o(a) aluno(a) deverá fazer prestação de contas de sua participação, bem como da apresentação do trabalho, no evento, obrigatoriamente; além de apresentar os canhotos das passagens / cartões de embarque (ida/volta).

 OBS.: O(A) estudante beneficiado(a) pela presente modalidade somente deverá prestar contas da sua participação e da apresentação do trabalho de acordo com o total de dias que tenha efetivamente participado do evento, em conformidade com os cartões de embarque / passagens  (ida/volta). Não é necessário apresentar notas fiscais de hotéis ou alojamentos.


O PEDIDO DEVERÁ SER APRESENTADO COM PRAZO MÍNIMO DE 30 (TRINTA) DIAS DE ANTECEDÊNCIA À REALIZAÇÃO DO EVENTO.


Itens financiáveis (CONSULTE A COORDENAÇÃO SE HOUVER DÚVIDAS):

  1. O Programa somente poderá solicitar recursos visando cobertura de diárias, obedecendo os valores estabelecidos no ANEXO I DO DECRETO 5.992, de 19 de dezembro de 2006, LIMITADO AOS DIAS DE DURAÇÃO DO CONGRESSO, e atentando-se ao Artigo 11 da Portaria Nº 156, de 28 de novembro de 2014, da CAPES; assim sendo, o Colegiado do PPGEE define que os valores a serem aplicados aos alunos do Programa acompanharão a tabela abaixo:

 

Deslocamentos para Brasília / Manaus / Rio de Janeiro

Deslocamentos para Fortaleza / Porto Alegre / Recife / Salvador / São Paulo

Deslocamentos para demais capitais de Estados

Deslocamentos para outras localidades

Alunos de Mestrado

224,00

212,00

200,00

176,50


Atenção: Para se fazer a solicitação de apoio para participação em Evento é necessário que a afiliação do aluno do PPG em Engenharia Elétrica - UFMG esteja no formato indicado neste guia.

 

Alertamos que o não atendimento a qualquer CONDIÇÃO indicada acima implicará no cancelamento do pagamento.



Observações:

1)  Será avaliado o mérito científico do evento.


2)  Para compra das passagens aéreas o aluno deve ter como ponto de origem e retorno Belo Horizonte.


NENHUM TIPO DE SOLICITAÇÃO SERÁ RECEBIDA POR EMAIL.




REQUISITOS para Defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado no Programa
 

Para detalhes sobre os requisitos para defesa, veja Resolução específica PPGEE nº 02/2010.

Prazo máximo para defesa:  48 meses para alunos de Doutorado e 24 meses para alunos de Mestrado.



Comprovação de Conhecimento de Língua Inglesa


Os alunos de mestrado, com entrada a partir de Agosto de 2010, deverão apresentar, no prazo máximo de 12 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa. A comprovação solicitada é requisito para a continuidade dos estudos no mestrado, exigindo-se rendimento mínimo de 60%. O não cumprimento desta determinação implicará a exclusão do aluno do curso de mestrado do PPGEE. Para comprovação de conhecimento da língua inglesa somente será aceito o certificado de conhecimento de língua inglesa instrumental emitido pelo Cenex-FALE/UFMG na ÁREA 2 - Ciências Exatas e da Terra, Engenharias. Informações do Cenex/Fale/UFMG no sítio: www.letras.ufmg.br/cenex
.

Já os alunos de doutorado, com entrada a partir de 2011,
deverão apresentar, no prazo máximo de 24 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa, conforme indicações acima.

O certificado deverá ser entregue na secretaria do Programa dentro do prazo estabelecido acima.



Créditos


Conforme Regulamento do Programa
, em seus Artigos 77 e 78, o aluno de doutorado deverá cursar no mínimo 23 créditos e o aluno de mestrado 25 créditos.



Exclusão do Programa por não Renovação da Matrícula

Conforme as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG
, em seu Artigo 64, será excluído do curso o aluno que deixar de renovar, a cada semestre, sua matrícula em atividades acadêmicas.



Exclusão do Programa por não se submeter ou ter aprovação no Exame de Qualificação de Doutorado


Conforme Regulamento do Programa, em seus Artigo 76, o aluno de doutorado que não se submeter ou não vir a ser aprovado no Exame de Qualificação de Doutorado será excluído do Programa.



Exclusão do Programa por Rendimento Insuficiente


Conforme as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG
, em seu Artigo 76, o estudante que obtiver conceito E ou F mais de uma vez na mesma ou em diferentes atividades acadêmicas será automaticamente excluído do curso.



Submissão on-line de Defesa ou Solicitação de Prorrogação de Prazo para Defesa


A solicitação de Defesa ou Prorrogação de prazo para defesa deve ser iniciada pelo aluno na opção "Acesso Restrito" no sítio do Programa: www.ppgee.ufmg.br


A submissão se inicia com o(a) aluno(a), para posterior avaliação de seu Orientador, e preenchimento de todos os dados pertinentes com prazo mínimo de 60 (sessenta) dias antes do término do prazo para a defesa. Ao final da avalição do pedido pelo orientador, a solicitação também será avaliada por um parecerista e, posteriormente, para votação pelos membros do Colegiado.





Formalização de Orientação no Mestrado
 

Todo aluno de mestrado deverá formalizar um orientador antes de sua segunda matrícula no curso, isto é, ainda em seu primeiro semestre de curso. A solicitação de indicação de orientação é realizado pelo proponente a orientador, de sua linha de pesquisa, via o "Acesso Restrito" no sítio do Programa.

Veja no início deste Guia a diferenciação existente entre professores do quadro permanente e professores do quadro de colaboradores, no que diz respeito à orientação.




Projeto de Dissertação no Mestrado
 

O aluno de mestrado deverá entregar na secretaria do Programa o Projeto de Dissertação, assinado pelo orientador, até o segundo mês do segundo semestre de curso.



Solicitação de prorrogação de prazo de Bolsa
 

Deve ser realizada utilizando formulário próprio Formulário de Prorrogação de Prazo de bolsa
e entregue na secretaria do Programa.



Frequência de aluno bolsista 

Todo aluno com bolsa CNPq, Capes ou FAPEMIG, cota do Programa, deverá comparecer à secretaria do Programa entre o primeiro e o décimo dia útil de cada mês para assinar lista de frequência.




Solicitação de Acerto de Matrícula
 

Deve ser realizada e entregue na secretaria, dentro do período indicado pela UFMG, utilizando formulário próprio Formulário de Acerto de Matrícula
, devidamente preenchido e assinado.



Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE - CAPES
 

Para detalhes sobre bolsa sanduíche vide o Regulamento do PDSE
.



Aproveitamento de Estudos


Observação: só serão aceitas solicitações de aproveitamento de estudos de alunos regularmente matriculados após ter concluído (com aprovação) no mínimo 08 créditos.

Documentação necessária:

- Requerimento próprio (disponível na Secretaria do PPGEE - preencher um requerimento para cada disciplina a ser dispensada);
- Em caso de aproveitamento de disciplina cursada como Isolada no PPGEE, solicitar na Secretaria o certificado de conclusão de disciplina;
- Solicitar a anuência do orientador no(s) requerimento(s) de aproveitamento de estudos. Como não existe espaço específico no formulário para esta anuência, o orientador poderá assinar ao lado da assinatura do aluno);

Atenção: Para aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação da UFMG ou de outras instituições, é necessário anexar ao requerimento a ementa e o programa da disiciplina.


NENHUM TIPO DE SOLICITAÇÃO SERÁ RECEBIDA POR EMAIL.



Diploma de Mestrado e/ou Doutorado


Documentação necessária:

   1. Cópia do diploma do grau acadêmico anterior (frente e verso) com carimbo do Ministério da Educação;
   2. Cópia da carteira de identidade, Documento Militar e Título de Eleitor;
   3. Cópia do passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro;
   4. Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;
   5. "Nada consta" da Biblioteca Universitária (o aluno deverá solicitar o documento na biblioteca da E.E.);
   6. Atestado de publicação online.

   Obs:
Para obter o atestado de publicação online o aluno deverá entregar na Biblioteca Universitária (BU) o  formulário de Identificação do material bibliográfico impresso ou eletrônico
(devidamente assinado) e o arquivo em formato PDF de sua tese ou dissertação.
O formulário de identificação está disponível na página do PPGEE - Formulários.

    Obs:
Para solicitação da ficha catalográfica pela Biblioteca da Escola de Engenharia, proceda com as orientações disponíveis no link.

 

   Obs: Para emissão de 2ª via do diploma, é necessário também o comprovante original do pagamento da taxa de expedição de diploma. Guia original da taxa de expedição recolhida ao Banco do Brasil - Agência: 3.602-1 - Conta: 170.500-8 - Código identificador: 15306215229016-0 - Valor da taxa: 30,00 reais (Trinta Reais). Também disponível na parte de "Formulários" do Portal do PPGEE.



Disciplinas Isoladas

Observação: Para os novos alunos, a partir de março de 2012, serão aceitas até três disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos  para o  Mestrado  e até duas disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos no Doutorado. Em ambos os casos considerando que se tenha obtido conceito A ou B e que a disciplina tenha sido cursada nos últimos 3 anos.

NOTA:  Disponibilizadas apenas para pessoas que não possuem vínculo acadêmico com a UFMG e tenham concluído a Graduação.

- Para acessar a inscrição preencha o
Protocolo de Requerimento on-line (Consulte o Calendário/Agenda - canto inferior direito no sítio do Programa para o período de inscrições e matrícula).

Documentação necessária a ser anexada ao Requerimento (todos os documentos no formato PDF):

    - Curriculum Vitae atualizado (obrigatório anexar).
    - Histórico Escolar da Graduação (obrigatório anexar).
    - Histórico Escolar da Pós-Graduação, se for o caso.

Para o requerimento: data conforme estabelecida na Agenda/Calendário (vide canto inferior direito no sítio do Programa). Serão aceitos até o máximo de 3 pedidos.

Para Matrícula: data conforme estabelecida na Agenda/Calendário (vide canto inferior direito no sítio do Programa). Os aprovados deverão comparecer à Secretaria do Programa munidos de:
  1. Formulário de inscrição preenchido e impresso;
  2. Cópia do Diploma de Graduação ou cópia de declaração de conclusão e colação de grau;
  3. Cópia da Carteira de Identidade;
  4. Cópia do CPF;
  5. Cópia do comprovante de Endereço;
  6. Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
  7. Boleto de matrícula em disciplina isolada quitado no valor de R$ 194,57 (cento e noventa e quatro reais e cinquenta e sete centavos) (realizar apenas um pagamento, mesmo quando cursar mais de uma disciplina). 



Disciplinas Eletivas

- Disponibilizadas para pessoas com vínculo acadêmico com a UFMG (Pós-Graduação);
- Protocolo de Requerimento: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

- Documentação necessária:
   
      - Requerimento próprio (também disponível na Secretaria do PPGEE);
      - Histórico Escolar;
      - Anuência do Orientador e aprovação dos Colegiados de ambos os cursos;

- Matrícula: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br

Atenção: As datas do protocolo de requerimento e de matrícula seguem rigorosamente o calendário definido pela UFMG.




Trancamento Total de Matrícula e Trancamento Parcial de Disciplinas


1) Trancamento Total de Matrícula:

Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

Documentação necessária:

    - Requerimento preenchido apresentando a devida justificativa de trancamento, formulário disponível em Trancamento Total;
    - Anuência/de acordo do orientador.

2) Trancamento Parcial de Disciplinas:

Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

Documentação necessária:

    - Requerimento preenchido, formulário disponível em Trancamento Parcial
;
    - Anuência/de acordo do orientador.




 


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