GUIA DO ALUNO

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Covid-19: Medidas Emergenciais adotadas pelo PPGEE (clique aqui)


Docentes do PPGEE/UFMG

O corpo docente do PPGEE é formado por professores permanentes e por colaboradores.

Professores do quadro de colaboradores podem atuar somente como coorientadores, se devidamente autorizados pelo Colegiado do PPGEE, considerando o número de atividades realizadas por ano, e não podem recomendar alunos para recebimento de bolsas.


  Atualização: 28/08/2020    
       
  Docentes que podem orientar alunos em 2020
Docentes Colaboradores
1 Ado Jorio de Vasconcelos 1 Adriano Vilela Barbosa
2 Alberto Resende De Conti 2 Alexandre Rodrigues Mesquita
3 Alessandro Beda 3 Hani Camille Yehia
4 Andrea Chiuchiarelli 4 Hermes Aguiar Magalhães
5 Antonio de Padua Braga 5 Luciana Pedrosa Salles
6 Armando Alves Neto 6 Ricardo de Oliveira Duarte
7 Braz de Jesus Cardoso Filho    
8 Bruno Otávio Soares Teixeira    
9 Bruno Vilhena Adorno    
10 Carlos Andrey Maia    
11 Cassio Goncalves do Rego    
12 Clever Sebastiao Pereira Filho    
13 Cristiano Leite de Castro    
14 Dalton Martini Colombo    
15 Danilo Barbosa Melges    
16 Danilo Iglesias Brandão    
17 Davies William de Lima Monteiro    
18 Eduardo Gontijo Carrano    
19 Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes    
20 Elson José da Silva    
21 Felipe Campelo Franca Pinto    
22 Fernando Henrique Silveira    
23 Fernando José da Silva Moreira    
24 Fernando de Oliveira Souza    
25 Frank Sill Torres    
26 Frederico Gadelha Guimarães    
27 Frederico Gualberto Ferreira Coelho    
28 Gabriel Azevedo Fogli    
29 Gilberto Medeiros Ribeiro    
30 Guilherme Augusto Silva Pereira    
31 Guilherme Vianna Raffo    
32 Gustavo Medeiros Freitas    
33 Hugo Daniel Hernandez Herrera    
34 Igor Amariz Pires    
35 Ivan José da Silva Lopes    
36 Janier Arias García    
37 Jhonattan Córdoba Ramírez    
38 Joao Antonio de Vasconcelos    
39 Jose Osvaldo Saldanha Paulino    
40 Lenin Martins Ferreira Morais    
41 Leonardo Amaral Mozelli    
42 Leonardo Antônio Borges Tôrres    
43 Linnyer Beatrys Ruiz Aylon    
44 Lucas de Souza Batista    
45 Luciano Antonio Frezzatto Santos    
46 Luciano Cunha de Araújo Pimenta    
47 Luis Antonio Aguirre    
48 Marcos Antônio Severo Mendes    
49 Maria Helena Murta Vale    
50 Michel Bessani    
51 Petr Iakovlevitch Ekel    
52 Reinaldo Martinez Palhares    
53 Renato Cardoso Mesquita    
54 Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi    
55 Ricardo Luiz da Silva Adriano    
56 Rodney Rezende Saldanha    
57 Seleme Isaac Seleme Júnior    
58 Sidelmo Magalhães Silva    
59 Silverio Visacro Filho    
60 Thales Alexandre Carvalho Maia    
61 Thiago Ribeiro de Oliveira    
62 Tomás Perpetuo Corrêa    
63 Victor Flores Mendes    
64 Víctor Costa da Silva Campos    
65 Vinicius Mariano Gonçalves    
66 Wallace do Couto Boaventura    
67 Walmir Matos Caminhas    



 Interrupção de Emissão de Documentos

Com a suspensão das atividades administrativas nos locais de trabalho, e por não haver certificação eletrônica em documentos emitidos pela UFMG em documentos como Histórico Escolar, Comprovante de Matrícula, Ata de Aprovação, Folha de Assinaturas, Certificado de Disciplina Isolada entre outras.

Informo que estas solicitações ficam suspensas. O Comitê Local para o Coronavírus da Escola de Engenharia, divulgado em 24/03/2020, deixa claro as limitações de acesso ao prédio e como deverão ocorrer as ações.


 

 

Plano de Dissertação de Mestrado

 

O Plano de Dissertação de Mestrado deve conter características como ser específico, mensurável, alcançável, realista e ter um prazo. Outras sugestões de um Plano é de que seja coeso,  objetivo, coerente e responda a uma demanda. Estar entre 5 a 10 páginas de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Este Plano deve ser entregue por TODOS os mestrandos, com o prazo de 60 (sessenta) dias, após a segunda matrícula, conforme Parágrafo 1º, do Artigo 2º, da Resolução do PPGEE nº 01/2005.

 

 

De forma simplória, como título de sugestão, fazemos sugestões dos itens necessários, quando se encaixarem:

 

 

1) Capa, com informações como Título, autor, Orientação e/ou Co-orientação, data da confecção.

2) Folha de aprovação do documento com as assinaturas pertinentes. 

3) Introdução.  

 

4) Motivação e Justificativa da Pesquisa.  

5) Formulação do Problema de Pesquisa.  

6) Objetivos: Geral e Específicos.  

7) Metodologia.  

8) Recursos: Financeiros, Materiais, Equipamentos, Humanos, etc.  

9) Cronograma.  

10) Referências.

 





Informações sobre o recebimento de Bolsas do CNPq
  
Para respondermos as perguntas mais recorrentes disponivilizamos o resumo abaixo.


. Tem direito a bolsa do CNPq: Aquele que recebe de projeto de pesquisa e não tenha vínculo empregatício; se trabalhar e quiser a bolsa, deve encerrar contrato com o local onde trabalha e escolher a bolsa de doutorado como nova renda.
. Se trabalho, tenho direito à bolsa? Não. Só pode receber se encerrar contrato com a instituição e, depois, solicitar a bolsa a agência de fomento.
. Tenho a bolsa do CNPq, posso trabalhar e manter a bolsa? Sim, desde que tenha o aval do orientador e de que a atividade tenha relação com o estudo (área acadêmica, pois auxilia no currículo do futuro professor/pesquisador). Nessa situação, sua condição é de bolsista antes do vínculo empregatício.

Informações sobre o recebimento de Bolsas do CAPES


Considerando o disposto na Portaria Conjunta nº 1, de 15 de julho de 2010, não há impedimento para que bolsistas de mestrado e doutorado recebam complementação financeira desde que:

 
a concessão da bolsa seja anterior ao início da realização da atividade remunerada;

a atividade remunerada esteja relacionada à área de atuação e de interesse para a formação acadêmica, científica e tecnológica do bolsista

a complementação financeira não se caracterize como bolsa proveniente de outras agência públicas de fomento; 

o bolsista tenha autorização de seu orientador, informada à coordenação do programa de pós-graduação em que estiver matriculado e registrada na Plataforma Sucupira.


  Se  bolsista tornar-se professor substituto antes de de enrtegar/implementar a bolsa é previsto acumular bolsa e o vencimento, caso contrário não é possível.

 

 
Etapas para entrega final do trabalho de conclusão (Mestrado/Doutorado)
 
- Solicitar junto a Biblioteca da Escola de Engenharia a ficha catalográfica (https://www.eng.ufmg.br/portal/category/administracao-central/biblioteca-administracao-central/), será realizado junto à equipe de catalogação e classificação o qual será a CDU ou CDD do trabalho.
- A folha de assinatura deve ser solicitada junto à secretaria (porém, neste momento não temos como atender por ter suspendido todos os atendimentos administrativos, conforme informado em Notícias do PPGEE)
- Serão anexados a sua versão final a ficha catalográfica e a folha de assinaturas, criando-se o arquivo em PDF,
- O orientador irá fazer o uplodad no Site do PPGEE.
- Seguir as orientações, quanto as Informações sobre o Repositório Institucional da UFMG;
- Fazer a solicitação de documentos para entrada no processo de diploma (https://www.ppgee.ufmg.br/docs/RequerimentoDiploma.pdf)
 


Informações sobre o Repositório Institucional da UFMG

Para que seja possível a submissão dos trabalhos no Repositório Institucional da UFMG, disponibilizamos, abaixo, informações relevantes para esta etapa.

Tutorial de Autoarquivamento
https://repositorio.ufmg.br/static/politica/tutorial-de-autoarquivamento-trabalhos-academicos.pdf

Orientações para Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Check-list para composição do arquivo de autoarquivamento - https://repositorio.ufmg.br/static/politica/check-list-para-composicao-do-arquivo-de-autoarquivamento.pdf

Diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG - https://repositorio.ufmg.br/static/politica/diretrizes-para-normalizacao-de-trabalhos-academicos-da-UFMG.pdf

Tutorial de conversão de arquivos para PDFA - https://repositorio.ufmg.br/static/politica/tutorial-de-conversao-de-arquivos-para-PDFA.pdf

Termo de autorização para disponibilização de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG
Já está disponível no Sistema SEI-UFMG o preenchimento e assinatura digital do Termo de Autorização para disponibilização de Trabalhos Acadêmicos no RI-UFMG.

A nova funcionalidade permite que ao preencher o Termo, o aluno gere automaticamente um processo SEI e que a secretaria dê continuidade ao processo. Desta forma, eliminamos a necessidade de digitalização e posterior entrega do Termo original impresso.

Por favor, leia as instruções para preencher o termo de autorização digital disponível no site https://www.ppgee.ufmg.br/regresol.php

A partir da próxima Quinta-feira, dia 15 de outubro, não serão mais aceitos Termos de autorização digitalizados. Serão recebidos exclusivamente os Termos de Autorização gerados e tramitados via SEI-UFMG.



E-mail para contato com os Representantes Discentes no Colegiado do PPGEE 

Os representantes discentes devem ser contactados por meio do e-mail .



Solicitação de Histórico ou qualquer tipo de Declarações 

Deve ser realizada utilizando formulário próprio:
REQUERIMENTO GERAL, acompanhado do comprovante de pagamento do boleto de emissão de Histórico ou Declarações. A solicitação deve ser necessariamente entregue na secretaria do Programa no horário de atendimento externo.

O PRAZO PARA ENTREGA DO DOCUMENTO SOLICITADO É DE CINCO DIAS ÚTEIS.

ATENÇÃO: DURANTE O TRABALHO REMOTO O ENVIO DE SOLICITAÇÃO SERÁ RECEBIDA POR EMAIL.
________________________________________________________________________________

Informações referentes a datas para anúncios de Defesas, Prazos para Prorrogações, Reuniões de Colegiado, Frequência de Bolsistas, etc. 

Estão disponíveis na Agenda/Calendário no canto inferior direito no sítio do
Programa.



Ética e Integridade na Prática Científica - LEITURA RECOMENDADA 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) propõe recomendações e divulga diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Relatório completo em: 
Ética e Integridade na Prática Científica.




Afiliação do Aluno de Doutorado e Mestrado do PPG Eng. Elétrica nas PUBLICAÇÕES



Todo aluno de mestrado e doutorado deverá, em seus artigos a serem submetidos/publicados em periódicos internacionais/nacionais ou eventos científicos internacionais/nacionais, indicar como endereço/afiliação uma dentre as formas abaixo:
 
 

  1. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil
  1. Graduate Program in Electrical Engineering - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil
 
Atenção: Para se solicitar apoio para participação em Evento é obrigatório que a afiliação do aluno do PPG Eng. Elétrica - UFMG esteja no formato acima.

Observação: Alunos que tenham vínculo com outra Instituição de Ensino/Empresa devem indicar também a afiliação acima, além de sua Instituição/Empresa de Origem.



 

Solicitação de Apoio a aluno do PPG Eng. Elétrica para Participar de Evento Científico

 

  • O aluno de mestrado poderá solicitar APENAS apoio para participar em evento científico no Brasil.
  • O aluno deverá estar regularmente matriculado no programa quando da realização do evento.

 

 Instruções para a solicitação: 

 

  1. Para instruir o pedido use formulário próprio (clique aqui  - é obrigatório preencher todos os campos do formulário).
  2. O aluno deverá ser o primeiro autor e deverá apresentar o trabalho em sessão oral ou sessão pôster.
  3. Anexar uma cópia do artigo a ser publicado que deverá fazer referência EXPLÍCITA ao apoio recebido da seguinte forma:  "O presente trabalho foi realizado com o apoio financeiro da CAPES - Brasil". Ou, quando couber: "This work has been supported by the Brazilian agency CAPES".
  4. Apresentar documento comprobatório de aceitação e/ou comunicação oficial para participação.
  5. Folder ou equivalente que conste datas e duração do evento.
  6. Comunicação e concordância do Orientador que o artigo a ser apresentado pelo aluno é fruto da elaboração de sua dissertação/tese.
  7. Aguardar análise da solicitação e aprovação pela Coordenação.
  8. As solicitações de apoio financeiro instruirão somente pedidos de diárias. O pagamento das diárias será feito por meio de empenho pela Seção de Contabilidade da Escola de Engenharia com base nos recursos disponíveis na conta do PPGEE.
  9. A solicitação deve ser apresentada com no mínimo 30 dias de antecedência.
  10. Após o evento, o(a) aluno(a) deverá fazer prestação de contas de sua participação, bem como da apresentação do trabalho, no evento, obrigatoriamente; além de apresentar os canhotos das passagens / cartões de embarque (ida/volta).

 

 OBS.: O(A) estudante beneficiado(a) pela presente modalidade somente deverá prestar contas da sua participação e da apresentação do trabalho de acordo com o total de dias que tenha efetivamente participado do evento, em conformidade com os cartões de embarque / passagens  (ida/volta). Não é necessário apresentar notas fiscais de hotéis ou alojamentos.

 

 


O PEDIDO DEVERÁ SER APRESENTADO COM PRAZO MÍNIMO DE 30 (TRINTA) DIAS DE ANTECEDÊNCIA À REALIZAÇÃO DO EVENTO.

 


Itens financiáveis (CONSULTE A COORDENAÇÃO SE HOUVER DÚVIDAS):

  1. O Programa somente poderá solicitar recursos visando cobertura de diárias, obedecendo os valores estabelecidos no ANEXO I DO DECRETO 5.992, de 19 de dezembro de 2006, LIMITADO AOS DIAS DE DURAÇÃO DO CONGRESSO, e atentando-se ao Artigo 11 da Portaria Nº 156, de 28 de novembro de 2014, da CAPES; assim sendo, o Colegiado do PPGEE define que os valores a serem aplicados aos alunos do Programa acompanharão a tabela abaixo:

 

Deslocamentos para Brasília / Manaus / Rio de Janeiro

Deslocamentos para Fortaleza / Porto Alegre / Recife / Salvador / São Paulo

Deslocamentos para demais capitais de Estados

Deslocamentos para outras localidades

Alunos de Mestrado

224,00

212,00

200,00

176,50


Atenção: Para se fazer a solicitação de apoio para participação em Evento é necessário que a afiliação do aluno do PPG em Engenharia Elétrica - UFMG esteja no formato indicado neste guia.

 

 

 

 

 

Alertamos que o não atendimento a qualquer CONDIÇÃO indicada acima implicará no cancelamento do pagamento.

 

 

 

 


Observações:

1)  Será avaliado o mérito científico do evento.

 

2)  Para compra das passagens aéreas o aluno deve ter como ponto de origem e retorno Belo Horizonte.

 

  

DURANTE A PANDEMIA A SOLICITAÇÃO SERÁ RECEBIDA POR EMAIL.
 




REQUISITOS para Defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado no Programa
 

Para detalhes sobre os requisitos para defesa, veja Resolução específica
PPGEE nº 02/2010.

Prazo máximo para defesa:  48 meses para alunos de Doutorado e 24 meses para alunos de Mestrado.



Comprovação de Conhecimento de Língua Inglesa


Os alunos de mestrado, com entrada a partir de Agosto de 2010, deverão apresentar, no prazo máximo de 12 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa. A comprovação solicitada é requisito para a continuidade dos estudos no mestrado, exigindo-se rendimento mínimo de 60%. O não cumprimento desta determinação implicará a exclusão do aluno do curso de mestrado do PPGEE. Para comprovação de conhecimento da língua inglesa somente será aceito o certificado de conhecimento de língua inglesa instrumental emitido pelo Cenex-FALE/UFMG na ÁREA 2 - Ciências Exatas e da Terra, Engenharias. Informações do Cenex/Fale/UFMG no sítio:
www.letras.ufmg.br/cenex.

Já os alunos de doutorado, com entrada a partir de 2011, deverão apresentar, no prazo máximo de 24 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa, conforme indicações acima.

O certificado deverá ser entregue  na secretaria do Programa dentro do prazo estabelecido acima encaminhado para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br/ppgee@adm.eng.ufmg.br. 



Créditos


Conforme
Regulamento do Programa, em seus Artigos 77 e 78, o aluno de doutorado deverá cursar no mínimo 23 créditos e o aluno de mestrado 25 créditos.



Exclusão do Programa por não Renovação da Matrícula

Conforme as
Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG, em seu Artigo 64, será excluído do curso o aluno que deixar de renovar, a cada semestre, sua matrícula em atividades acadêmicas.



Exclusão do Programa por não se submeter ou ter aprovação no Exame de Qualificação de Doutorado


Conforme
Regulamento do Programa, em seus Artigo 76, o aluno de doutorado que não se submeter ou não vir a ser aprovado no Exame de Qualificação de Doutorado será excluído do Programa.



Exclusão do Programa por Rendimento Insuficiente


Conforme as
Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG, em seu Artigo 76, o estudante que obtiver conceito E ou F mais de uma vez na mesma ou em diferentes atividades acadêmicas será automaticamente excluído do curso.



Submissão on-line de Defesa ou Solicitação de Prorrogação de Prazo para Defesa


A solicitação de Defesa ou Prorrogação de prazo para defesa deve ser iniciada pelo aluno na opção "Acesso Restrito" no sítio do Programa:
www.ppgee.ufmg.br

A submissão se inicia com o(a) aluno(a), para posterior avaliação de seu Orientador, e preenchimento de todos os dados pertinentes com prazo mínimo de 60 (sessenta) dias antes do término do prazo para a defesa. Ao final da avalição do pedido pelo orientador, a solicitação também será avaliada por um parecerista e, posteriormente, para votação pelos membros do Colegiado.




Formalização de Orientação no Mestrado
 

Todo aluno de mestrado deverá formalizar um orientador antes de sua segunda matrícula no curso, isto é, ainda em seu primeiro semestre de curso. A solicitação de indicação de orientação é realizado pelo proponente a orientador, de sua linha de pesquisa, via o "Acesso Restrito" no sítio do Programa.

Veja no início deste Guia a diferenciação existente entre professores do quadro permanente e professores do quadro de colaboradores, no que diz respeito à orientação.



Projeto de Dissertação no Mestrado
 

O aluno de mestrado deverá entregar na secretaria do Programa o Projeto de Dissertação, assinado pelo orientador, até o segundo mês do segundo semestre de curso.



Solicitação de prorrogação de prazo de Bolsa
 

Deve ser realizada utilizando formulário próprio
Formulário de Prorrogação de Prazo de bolsa e entregue na secretaria do Programa.



Frequência de aluno bolsista 

Todo aluno com bolsa CNPq, Capes ou FAPEMIG, cota do Programa, deverá comparecer à secretaria do Programa entre o primeiro e o décimo dia útil de cada mês para assinar lista de frequência.




Solicitação de Acerto de Matrícula
 

Deve ser realizada e entregue na secretaria, dentro do período indicado pela UFMG, utilizando formulário próprio
Formulário de Acerto de Matrícula, devidamente preenchido e assinado.



Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE - CAPES
 

Para detalhes sobre bolsa sanduíche vide o
Regulamento do PDSE.



Aproveitamento de Estudos


Documentação necessária:

- Requerimento próprio (disponível na aba de Formulários - 
https://ppgee.ufmg.br/forms.php -  do site PPGEE - preencher um requerimento para cada disciplina a ser dispensada); 
- Em caso de aproveitamento de disciplina cursada como Isolada no PPGEE, solicitar na Secretaria o certificado de conclusão de disciplina (interrompido conforme informado em 24/03/2020, https://ppgee.ufmg.br/noticiasdet.php?numaut=223);
- Solicitar a anuência do orientador no(s) requerimento(s) de aproveitamento de estudos. Como não existe espaço específico no formulário para esta anuência, o orientador poderá assinar ao lado da assinatura do aluno);

Atenção: Para aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação da UFMG ou de outras instituições, é necessário anexar ao requerimento a ementa e o programa da disiciplina.

Diferença entre Aproveitamento de Estudos e Dispensa de Créditos
Aproveitamento de Estudos: Disciplinas cursadas no PPGEE, como Disciplinas Isoladas. Disciplinas cursadas em outras Instituições poderá utilizar este formulário, informando a qual disciplina do PPGEE que o aproveitamento de atividades deve ser considerada.

Dispensa de Créditos: Ter cursados disciplinas que não tenham equivalência com o PPGEE e/ou tenha cursado Disciplinas Isoladas em outros Programas de Pós-Graduação na UFMG, porém possuem relevância para o(a) estudante.

Observação: Para mais de um mesmo tipo de requerimento os documentos devem ser encaminhados em formato PDF e em arquivo único.
 



DURATE A PANDEMIA A SOLICITAÇÃO SERÁ RECEBIDA POR EMAIL.




Diploma de Mestrado e/ou Doutorado


Documentação necessária (veja Passo-a-passo abaixo):

   1. Cópia do diploma do grau acadêmico anterior (frente e verso) com carimbo do Ministério da Educação;
   2. Cópia da carteira de identidade, Documento Militar e Título de Eleitor;
   3. Cópia do passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro;
   4. Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;
   5. "Nada consta" da Biblioteca Universitária (o aluno deverá solicitar o documento na biblioteca da E.E.);
   6. Atestado de publicação online.

   Obs: Para obter o atestado de publicação online o aluno deverá entregar na Biblioteca Universitária (BU) o  formulário de Identificação do material bibliográfico impresso ou eletrônico (devidamente assinado) e o arquivo em formato PDF de sua tese ou dissertação. O formulário de identificação está disponível na página do PPGEE - Formulários.

    Obs: Para solicitação da ficha catalográfica pela Biblioteca da Escola de Engenharia, proceda com as orientações disponíveis no
link.
 
   Obs: Para emissão de 2ª via do diploma, é necessário também o comprovante original do pagamento da taxa de expedição de diploma. Guia original da taxa de expedição recolhida ao Banco do Brasil - Agência: 3.602-1 - Conta: 170.500-8 - Código identificador: 15306215229016-0 - Valor da taxa: 30,00 reais (Trinta Reais). Também disponível na parte de "Formulários" do Portal do PPGEE.

Passo-a-passo (Informação incluída em 05/12/2019):

1 - Solicitar "Nada consta" da Biblioteca da Escola de Engenharia.

2 - Solicitar elaboração da ficha catalográfica para versão final do trabalho.

3 - Atestado de publicação online da Biblioteca Central, após:
    3.1 - Autoarquivamento da versão final do trabalho no site
https://repositorio.ufmg.br, seguindo "Instruções aos autores".
    3.2 - Termo de autorização assinado pelo autor e orientador.

    Obs: O termo deve ser entregue ao PPGEE para posterior envio a Biblioteca Central, para então análise do documento autoarquivado e emissão do atestado. No caso de urgência, pode ser entregue direto à Biblioteca Central um documento comprovando a urgência.

4 - De posse de todos os documentos, solicitar o diploma no PPGEE através do "Requerimento de Emissão de Diploma" disponível no site do PPGEE.

5 - Em caso de prioridade para registro do diploma.

    5.1 - Solicitar urgência à PRPG, responsável pela expedição do diploma. Verificar procedimento no site: 
https://www.ufmg.br/prpg/categoria_formulario/formularios-expedicao-de-diplomas/
    5.2 - Solicitar urgência à DRCA, responsável pelo registro do diploma. Verificar procedimento no site:
https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Prioridade-de-Registro



Disciplinas Isoladas

Observação: Para os novos alunos, a partir de março de 2012, serão aceitas até três disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos  para o  Mestrado  e até duas disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos no Doutorado. Em ambos os casos considerando que se tenha obtido conceito A ou B e que a disciplina tenha sido cursada nos últimos 3 anos.

NOTA:  Disponibilizadas apenas para pessoas que não possuem vínculo acadêmico com a UFMG e tenham concluído a Graduação.

- Para acessar a inscrição preencha o
Protocolo de Requerimento on-line (Consulte o Calendário/Agenda - canto inferior direito no sítio do Programa para o período de inscrições e matrícula).

Documentação necessária a ser anexada ao Requerimento (todos os documentos no formato PDF):

    - Curriculum Vitae atualizado (obrigatório anexar).
    - Histórico Escolar da Graduação (obrigatório anexar).
    - Histórico Escolar da Pós-Graduação, se for o caso.

Para o requerimento: data conforme estabelecida na Agenda/Calendário (vide canto inferior direito no sítio do Programa). Serão aceitos até o máximo de 3 pedidos.

Para Matrícula: data conforme estabelecida na Agenda/Calendário (vide canto inferior direito no sítio do Programa). Os aprovados deverão comparecer à Secretaria do Programa munidos de:
  1. Formulário de inscrição preenchido e impresso;
  2. Cópia do Diploma de Graduação ou cópia de declaração de conclusão e colação de grau;
  3. Cópia da Carteira de Identidade;
  4. Cópia do CPF;
  5. Cópia do comprovante de Endereço;
  6. Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
  7. Boleto de matrícula em disciplina isolada quitado no valor de R$ 194,57 (cento e noventa e quatro reais e cinquenta e sete centavos) (realizar apenas um pagamento, mesmo quando cursar mais de uma disciplina). 
Certificado: O certificado de conclusão da disciplina deve ser solicitado à seção de ensino da unidade ou à secretaria do colegiado de curso de pós-graduação, após o encerramento do período letivo.


Disciplinas Eletivas

- Disponibilizadas para pessoas com vínculo acadêmico com a UFMG (Pós-Graduação);
- Protocolo de Requerimento: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

- Documentação necessária:
   
      - Requerimento próprio (também disponível na Secretaria do PPGEE);
      - Histórico Escolar;
      - Anuência do Orientador e aprovação dos Colegiados de ambos os cursos;

- Matrícula: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br

Atenção: As datas do protocolo de requerimento e de matrícula seguem rigorosamente o calendário definido pela UFMG.



Trancamento Total de Matrícula e Trancamento Parcial de Disciplinas


1) Trancamento Total de Matrícula:

Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

Documentação necessária:

    - Requerimento preenchido apresentando a devida justificativa de trancamento, formulário disponível em
Trancamento Total;
    - Anuência/de acordo do orientador.

2) Trancamento Parcial de Disciplinas:

Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

Documentação necessária:

    - Requerimento preenchido, formulário disponível em
Trancamento Parcial
;
    - Anuência/de acordo do orientador.




 


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25/08/2020
Histórico Escolar: Novidade
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25/08/2020
Divulgado Homologação de Doutorado Ad-Referendum
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24/08/2020
Calendário Acadêmico Atualizado
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19/08/2020
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo da Reunião 299 do Colegiado
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30/07/2020
Exame de Proficiência Cenex-Fale
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30/07/2020
Ferramentas para Ensino Remoto Emergencial
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30/07/2020
Atualização de Listas de E-mail
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11/07/2020
UFMG define Calendário
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10/07/2020
Nova Resolução do PPGEE
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08/07/2020
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo das Reuniões 295 e 296 do Colegiado
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29/06/2020
Retorno das Atividades Acadêmicas do PPGEE
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24/06/2020
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo das Reuniões 295 e 296 do Colegiado
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10/06/2020
UFMG cria serviço telefônico para tirar dúvidas sobre consulta ao corpo discente
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10/06/2020
Solicitação de Diploma em Caráter de Urgência
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04/06/2020
Retificação do Edital Regular de Seleção 2020 - Mestrado e Doutorado publicado
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25/05/2020
Solicitação de Histórico: Período Covid-19
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11/05/2020
Instruções para as Defesas e Exames que ocorrerem remotamente
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31/03/2020
CNPq divulga segundo comunicado sobre a COVID-19
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24/03/2020
Comunicado do Comitê Coronavírus – Escola de Engenharia - 23/03/20
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24/03/2020
Interrupção de Emissão de Documentos
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23/03/2020
Breve Relatório de Produção Técnico-Científica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2015 a 2019
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21/03/2020
UFMG suspende atividades administrativas presenciais a partir de segunda, 23
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19/03/2020
Medidas Emergenciais
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17/03/2020
Disciplinas Isoladas: Comprovante de Matrícula
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16/03/2020
UFMG anuncia suspensão das aulas presenciais a partir de quarta-feira, 18
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15/03/2020
CORONAVIRUS: Atendimento Presencial suspenso
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12/03/2020
Disciplinas Isoladas: Comprovante de Matrícula
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09/03/2020
Resultado dos Requerimentos de Disciplina Isoladas
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04/03/2020
Mudanças Administrativas PPGEE
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23/01/2020
Solicitação de Documentos
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21/01/2020
Seleção Mestrado: Lista de Espera
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17/01/2020
Seleçao Mestrado 2020/1: Cadastro Prévio
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10/01/2020
Resultado dos Recursos Referente a Seleção de Mestrado
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02/01/2020
Você está irregular no PPGEE?
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13/12/2019
Alteração de Prazo para Realização de Matrícula pelo Discente
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21/11/2019
Resultado ao Edital 02/2019 de Seleção de bolsista PNPD/CAPES
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29/10/2019
Resultado Eleitoral para Recomposição do Colegiado do PPGEE
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18/10/2019
Edital 02/2019 de Seleção PNPD/CAPES
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17/10/2019
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
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03/09/2019
Resultado ao Edital de Seleção de bolsista PNPD/CAPES
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02/08/2019
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
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29/07/2019
Edital de Seleção PNPD/CAPES - 2019
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29/05/2019
HOMOLOGAÇÃO DE CANDIDATURAS AO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO DO PPGEE/UFMG
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05/12/2018
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
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12/11/2018
Resultado da Seleção PNPD/CAPES
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05/10/2018
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
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05/10/2017
Edital de Seleção PNPD/CAPES
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07/12/2016
Portaria 032/2016 - Resultado do Processo Seletivo do Mestrado com entrada no 1º semestre de 2017
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27/09/2016
Nova Diretoria SBMicro 2016-2018
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